top of page
  • Writer's pictureMinha Origens

Dez curiosidades sobre a Itália que você tem que saber.

Updated: Nov 13, 2023


1 - Somente o Coliseu de Roma recebe anualmente o dobro de turistas que visitam o Brasil, dados de 2022 relatam que o Coliseu recebeu mais de 7 milhões de turistas , já o Brasil no mesmo período recebeu um pouco mais de 3,6 milhões de turistas estrangeiros2 . Mais de 50 milhões de turistas visitam a Itália todos os anos. De fato, o turismo representa 63% da renda nacional. Os principais destinos são Roma, Milão, Nápoles Veneza e Florença; mas Turim, Verona, Bari, Pádua, Bolonha, Messina, Perugia, Palermo, Gênova, Sicília, Sardenha e Salento também recebem um grande fluxo de turistas


2 - A universidade mais antiga da Itália é a University of Bologna, fundada em 1088, também considerada a mais antiga do mundo ocidental. Atualmente, ela tem cinco campi e é formada por 11 escolas, 32 departamentos e 12 centros de pesquisa e treinamento. Além disso, a Universidade oferece 71 programas acadêmicos internacionais, 47 ministrados na língua inglesa, Já a Universidade de Roma, conhecida como “La Sapienza”, é a maior da Europa, com 150.000 estudantes, e também uma das mais antigas, fundada em 1303.


3 - A primeira mulher do mundo a receber um diploma acadêmico e também a primeira a se tornar doutora com um PhD foi italiana, em Pádua, em 1678.


4 - Entre 1861 e 1985, mais de 26 milhões de pessoas deixaram a Itália à procura de uma vida melhor. Só o Brasil, entre os anos 1880 e 1930, recebeu um fluxo gigantesco de italianos que, principalmente, substituíram a mão-de-obra escrava após a abolição nas lavouras, se alocando principalmente na região sul e sudeste do país. Atualmente, há 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil, segundo o site da Embaixada da Itália. Inclusive, no dia 21 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Imigrante Italiano!

5 - A Itália é o quinto país mais populoso do mundo, com 61 milhões de habitantes, e a sétima maior economia mundial, a população da Itália é a terceira mais velha do mundo, atrás apenas do Japão e da Alemanha, mais de um terço da população masculina entre 30 e 35 anos mora com os pais, a população da Itália quase duplicou no século 20.


6 - O lobo é o animal nacional da Itália e tem um papel importante na lenda sobre a fundação de Roma, a história da fundação de Roma está ligada a uma origem mitológica. Segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.


7 - Entre os brasileiros, colocar ketchup na pizza é uma polêmica há tempos. Na Itália, o hábito é considerado um "crime gastronômico", de acordo com uma pesquisa realizada pela Bonusfinder Italy. O estudo apontou as manias dos turistas contra a culinária italiana que mais incomodam os europeus, Ao todo, 64,7% dos participantes afirmaram que colocar ketchup em massas, como espaguete, é um "crime gastronômico". O hábito foi o mais citado, negativamente, entre os entrevistados. Quando a pesquisa é segmentada para Italianos com mais de 40 anos, o índice de reprovação sobe para 70%.


8 - Mais da metade da costa da Itália é administrada por clubes de praia ou resorts privados. O estado aluga as praias para esses bagni, que montam longas fileiras de espreguiçadeiras e guarda-sóis e oferecem serviços como bares, restaurantes, chuveiros e banheiros, Com tanto do litoral da Itália tendo um preço, não é fácil encontrar praias gratuitas de boa qualidade. A Puglia e a Sardenha têm regulamentos que exigem que 60% das praias sejam de acesso gratuito. Mas muitas outras regiões não têm uma cota específica.


9 - Existem mais de 400 tipos de queijos no país, que a Itália é conhecida por sua culinária deliciosa com muita massa e queijo todo mundo já sabe. Mas você sabia que existem mais de 400 tipos de queijo por lá? Os mais famosos são Gorgonzola, Mozzarella di Bufala, Pecorino e Grana Padano, A Itália também é a segunda maior produtora de vinho do mundo, atrás apenas da França. A história da produção vinícola no país tem mais de 4.000 anos e é também uma das mais diversas de todo o planeta. Atualmente, todas as 20 regiões da Itália produzem vinho, as mais conhecidas sendo a Toscana, Vêneto, A púlia e Piermont.


10 - Na Itália, ao invés do 13, o 17 é o número de azar.


Fontes



10 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


  • Whatsapp
bottom of page